Aquele abraço à vitória!
Foto gamada ao Vasco, que por sua vez a vilipendiou do site da UEFA
Há 15 anos que o Benfica não tinha uma vitória europeia destas. Uma vitória categória contra um gigante europeu - só o campeão europeu, o Liverpool, no mítico Anfield Road.
Foi um 3-1 em Highbury Park, contra o Arsenal, na noite que fez de Isaías o profeta, em 91/92, a última das grandes vitórias europeias.
Passaram anos horríveis.
Fomos saco de pancada de equipas absurdas (Halmstads), potências regionais com ambições europeias (Celta de Vigo), perdemos oportunidades de entrar na Liga dos Campeões, contra equipas perfeitamente acessíveis (Anderlecht), houve de tudo e mais alguma coisa. Principalmente humilhações.
Humilhações que nos custaram eliminatórias (7-0 em Vigo), outras nem por isso (4-2 em Jerusálem contra o Beitar).
Mas nestes tipo de competições, por vezes o jogo em si ultrapassa a competição - não me dá prazer nenhum passar contra o Beitar de Jerusálem, se vou a Israel (!) levar quatro.
Do mesmo modo, aplaudi como o Benfica caiu contra o Inter de Milão, em Milão (4-3) - numa altura em que o Benfica já se reerguia para voltar a ser aquilo que já foi - o que em tudo se deveu, passe os defeitos, a Vilarinho (que correu com Vale e Azevedo) e Filipe Vieira - os homens que, por mais asneiras que possam ter feito, sabem que antes de tudo o Benfica tem que estar em tudo para ganhar - é isso que alimenta o seu espiríto.
Primeiro com Camacho, depois com Trap, agora com Koeman, o Benfica voltou a ser aquilo que durante muitos anos não foi: uma equipa digna, na vitória e na derrota.
E a vitória de ontem foi fantástica, com uma aura mítica dos grandes tempos europeus - e os que eu conheço não são os dos anos 60, mas os dos anos 80 e começo dos anos 90. E é esse Benfica que vejo agora recuperado, pelo menos em espírito.
E esta redenção tinha que ser contra uma grande equipa, um grande clube como o Liverpool.
Viram os adeptos do Liverpool a esganarem-se a cantar quando tinham a eliminatória perdida?
Viram os aplausos à equipa e aos adeptos do Benfica?
Estava escrito, tinha que ser num ambiente destes este reencontro do Benfica com a sua verdadeira identidade, a de clube com uma camisola que é para respeitar e ser respeitada.
E por mim, uma vitória destes vale uma época. Mas venham mais. E que tragam outras também. Quem é que não acredita?
Manuel Castro
4 Comments:
isto agora é só poetas!
cá por mim, venha o barcelona e já! antes dizer que não chegámos às meias porque fomos derrotados pelos melhores do mundo... do que repetir a proeza da vingança falhada do euro e perder ingloriamente contra o villareal...
e quem dirá agora que não há hipóteses de ganhar ao barcelona ou a uma equipa italiana?
provavelmente os mesmos que diziam que levávamos 4 batatas em anfield
teimosos...
só queria deixar aqui bem claro que vos ganhei no surf fantasy na primeira jornada... sou o maior!!!!
Caracol porque é que mudaste de nick aqui nos comentários? Eras o your agora és o MT?
Que raio de comentários são estes?
Eu cá já ouvi dizer que o primeiro milho é para os pardais...
Enviar um comentário
<< Home