domingo, junho 04, 2006

Mais uma questão histórica mal resolvida

Hoje o Montenegro separou-se da Sérvia, ainda bem pensa a Sérvia, vamos lá ver como é que isto resulta diz o Montenegro. É como agora Portugal ficar sem a Madeira, perdíamos um monte enorme de encargos juntamente com um espaço marítimo enorme, que não usamos para absolutamente nada. Mas o Montenegro nem espaço marítimo tem! Não tem nada. A não ser uma leve noção de pátria que nem é das mais bem construídas, nem muito menos das mais fortes.

A Jugoslávia foi construída por uma razão, e a construção da Jugoslávia tirando os fenómenos complicados do império Austro-Húngaro nem foi muito conflituosa, tal como a esta última separação. Toda a necessidade que fez criar estes blocos nasceu, parece-me a mim de uma necessidade de que a união faz a força e de facto fez. Podemos discutir aqui resultados, vitórias e derrotas, mas a divisão enorme que se faz sentir, ainda mais com a aproximação da UE vai enfraquecer toda aquela zona, e vai acabar por enfraquecer também a própria união europeia que está a apressar demasiado a união destes países na organização. No fundo a desgraça, para todos, inclusive os montenegrinos e os sérvios vai ser que pela maneira como a União está a ser gerida, na sua inevitável queda vai tudo andar perdido novamente, órfãos sempre à espera de rumo. Mas talvez as coisas mudem…

O mundial para a Sérvia e para o Montenegro vai ter um sabor estranho a recente de nostalgia, para os respectivos povos mas a cima de tudo para os jogadores.

Miguel Bordalo

2 Comments:

At 10:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

 
At 2:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

 

Enviar um comentário

<< Home