segunda-feira, junho 12, 2006

Portugal no Mundial

O Mundial é muito provavelmente o momento mais importante para a carreira e vida de um jogador de futebol. Não tanto porque é o torneio mais importante do mundo, não porque é visto por mais de 200 milhões de espectadores ou mais, nem até porque é um momento único difícil de participar, o fundamental neste torneio é que o jogo é sempre solitário, único aquela hora e toda a gente importante no mundo do futebol está aquela hora com os olhos postos no jogador. Por momentos todas aquelas figuras que realmente entram no imaginário de um jogador, todos os agentes que podem influenciar o futuro do mesmo e todos os seus pares estão de olhos postos naquilo que eles podem fazer. Jogar mal, portanto não é um escândalo. Falta de inteligência já não é muito abonatório…

Hoje a selecção jogou o suficiente, ao contrário do que se disse depois do jogo só uma equipe poderia ter saído vitoriosa daquele jogo, e só uma equipe teve verdadeiras oportunidades de perigo, e essa equipe foi sempre Portugal. Angola teve raça em determinados momentos do jogo, mas foi claramente incapaz de criar uma jogada com pés e cabeça, o medo que gerou partiu de remates de muito longe, sem, o que é preocupante, a oposição do meio campo português, com sorte pode-se por vezes sofrer golos assim, como o Benfica depois de dominar o Vilareal em casa este ano na liga dos campeões, para depois sofrer um golo num milhão. Felizmente a pontaria não esteve afinada, e a única defesa importante de Ricardo não deixou espaço para ressaltos.

Assim foi com algum sacrifício que se viu a segunda parte e uma boa parte da primeira, porque o 5-3-3 de Portugal tinha dificuldades em encaixar no 4-6-0 de Angola. Com alguma qualidade é sempre possível fazer com que uma equipe adversária não jogue bem, Angola consegui-o e foi a única coisa positiva que vi de Angola, isso e um extremo que corria que se fartava na direita do ataque. Portugal teve um ou outro momento pior. Teve Fernando Meira a disparatar, e Cristiano Ronaldo a pensar que é a estrela da companhia, está a jogar de uma forma displicente e um pouco histérica. Mas enfim, é a maior promessa do futebol português e se puser os olhos no Figo talvez venha a ser aquilo que ele já pensa que é. Vamos esperar que sim. O Irão não vai trazer mais facilidades que Angola.

Miguel Bordalo

Ps: Scolari conseguiu surpreender, pôs os jogadores em forma nos lugares certos.Tiago e Petit? Evidente!