quarta-feira, agosto 16, 2006

Impressões I

Agora que consegui finalmente estragá-la, vale a pena revelar a perspectiva amadora deste meu ano com uma pequena máquina digitial no bolso.



Não sabia o que me esperava no extremo norte da Escócia, mas aterrar num cenário como o de Inverness - a porta de entrada para as Highlands escocesas -valeu, por si só a viagem. Depois foram mais três horas até Thurso, por curvas e contra-curvas, entre o Lago Ness, o mar e a montanha. Elementos extremos e as quatro estações a marcar o ritmo no Mar do Norte. na foto, para além do óbvio melhor lugar no avião, vê-se o lago que dá nome ao monstro.



Parece frio? "Multipliquem por cem e nem assim estarão perto", diria Mark Renton no Transpotting. Depois de um ou dois dias épicos, era assim que Thurso East se apresentava para receber os rounds mais avançados do WQS de cinco estrelas que ali decorreu. A opção foi sair da simpática vila de Thurso e seguir para Brims Ness.



Nem os fleumáticos ingleses conseguiram ficaram indiferentes ao surf e ao carisma de Neco Padaratz. Contámos a história de Neco ao repórter da revista do Independent, que, obviamente, não deixou passar o furo. na foto, para além de Neco e do tal repórter, está o ex-editor da Surfing e da Adrenalin, Vince Medeiros



Elucidativo sobre o nível de comprometimento e sobre a sua personalidade foi quando, neste mesmo dia, logo que o campeonato parou e enquanto todos foram buscar chás para se aquecerem nos carros, antes de seguirem a penosa estrada de terra batida que vai de encontro à estrada para Thurso, Neco ter agarrado na prancha - com ondas péssimas - e ter ido lá para fora, sozinho (se bem me lembro, alguém depois o seguiu).
Naquele momento, naquela mal-cheirosa quinta e com aquelas ondas, ninguém queria estar ali.
Nem cá fora, nem muito menos, lá dentro.

Abril 2006

Manuel Castro