segunda-feira, julho 31, 2006

A Insunstentável Leveza das Bombas

Israel consegue, sob uma batuta diária, bater todos os recordes de uma falta de vergonha assassina, à qual assistem (ou a qual assistem, como preferirem) com bem mais que um lavar de mãos, os Estados Unidos.
Primeiro, a ofensiva desmesurada e aleatória no Líbano. Resultado, os famosos "danos colaterais", que hoje em dia bem que poderiam ser considerados os "primários". Dúvidas?
Civis. Crianças, mulheres, homens, velhos e novos.
Capacetes azuis mortos, depois da sua posição no terreno (já mais que conhecida) ter sido informada (repito, de novo) aos comandos gerais do exército israelita.
Massacre em Cana. Mais pessoas. Civis. Crianças, mulheres, homens, velhos e novos. Cessar-fogo? Até ao lavar dos cestos, dá para chacinar mais um pouco.
É o cúmulo da vergonha, proclamar um pseudo cessar-fogo - que pelas mais recentes notícias, é mais um embuste - e aproveitar as últimas horas antes desse entrar em vigor para continuar acções (intensas) de guerra. E este sinal é bem revelador das intenções e dos métodos israelitas.
Israel conseguiu, mais uma vez, o impossível. Uniu a sociedade civil libanesa numa só voz e está prestes a colocar o Hamas ao lado do Hezbollah, num cenário completamente impensável há pouco tempo.
Mas quem é que são os ignóbeis que defendem este tipo de gente?
A estratégica de Israel e Estados Unidos está desmontada, caiu como um baralho de cartas e o Mundo está finalmente a desespertar para isso - é demasiado óbvio.
Há um interesse claro na guerra total na região, na violência, em semear o ódio, no terror que será justificado com mais terror, e uma crença na lei do mais forte - que nunca o será - para estabilizar o Estado de Israel, o que assenta como uma luva em todos os interesses em jogo - controlo geo-estratégico, político, militar e religioso da região.

Manuel Castro

23 Comments:

At 1:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

para suscitar alguam discussão vou ser um pouco advogado do diabo... como tu te sentirias se todos os dias andassem a explodir bombas e a matar os teus amigos só porque nasceram israelitas? farias alguma coisa ou deixavas andar?

 
At 11:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Grande MT, depois do comentário ao último post pensei que só voltavas cá daqui a uns meses. O que eu faria ou não pouco interessa para o caso. O que interessa é que quem anda a "explodir bombas" e matar inocentes são, de um lado organizações considerads terroristas, e de outro lado um Estado, o israelita. Dá para perceber as diferenças, ou, neste caso as semelhanças?

 
At 2:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e achas que um estado não tem o direito á defesa desse mesmo territorio, não pensando no passado e como esse territorio foi adquirido. acho no entanto que é uma situação em que existe maus e bons... não podemos ser agora apoiantes do hezbollah só pq ele luta contra israel, os fins não justificam os meios, embora haja quem, bem perto de mim, ache isso... existem pessoas tb do lado de israel que sofrem todos os dias com os misseis que vêm do outro lado... ou achas que isso tb se deve ignorar

 
At 3:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"ou achas que isso tb se deve ignorar". Um tipo ter que se repetir é chato:
"O que interessa é que quem anda a explodir bombas e matar inocentes são, de um lado organizações considerads terroristas, e de outro lado um Estado, o israelita." Partindo do principio que fazer explodir bombas e matar inocentes é mau, tudo é aqui condenavel. Mas mais ainda o é quando é por parte de um estado de direito, como Israel - é terrorismo de estado. Não sei se lembras, mas esta crise começou porque o Hezbollah raptou dois militares israelitas e não por causa de nenhum ataque ao Estado de Israel (nada que justifique um ataque destas proporções e calibre, ou se calhar, a desculpa ideal!)...e onde é que está escrito que eu sou apoiante do hezbollah? Quanto ao resto, não acho que Israel esteja a defender o seu território, está a defender vários territórios que tem vindo a ocupar nos últimos anos...e defender-se a atacar, por exemplo, capacetes azuis, é estranho. Ou será uma tomada de posição?

 
At 3:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

claro, acho que tens razão, força totalmente desmesurada, razão despropositada, isso tudo... mas o problema que quem sofre é o peixe miudo... como acontece sempre, só acho que quem originou este problema devia agora tentar resolver, alías muitos dos problemas que hoje vemos no mundo ocorrem pelos anos de colonialização forçada pelos paises europeus, impondo fronteiras ficticias para povos que são todos o mesmo...onde está a frança e a inglaterra que originaram estes paises agora??

 
At 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Israel começou a bombardear zonas civis (onde cobardemente se esconde o Hezbollah) depois do rapto dos soldados e de alguns rockets lançados sobre Haifa. Antes disso Israel tinha bombardeado posições militares. O que me transcende é ver alguns (não é o teu caso) muito indignados com Israel e com os efeitos colaterais da guerra quando se estão a cagar literalmente para a matança diária no Iraque perpetrada em nome do mesmo Deus dos apoiantes do Hezbollah.
rc

 
At 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora cá está um comentário inteligente. Afinal, a culpa é do Deus dos outros.

PS: e essa da matança no Iraque nem dá para levar a sério.

 
At 4:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A culpa não do Deus dos outros mas em grande medida do fanatismo religioso. Quanto à matança no Iraque percebo que andas desatento (deve ser sol a mais na pinha). Deixo aqui link para a notícia da matança de hoje:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=238190
Mas de facto cada um acredita no que quer, ou no que lhe convém.
rc

 
At 6:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É com certeza sol a mais na pinha que me faz esquecer quando e porquê começou a matança no Iraque. É que não foi hoje! E não são muito menos comentários excitados que me vão dizer o contrário.

 
At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Na qualidade de homem de paz, afirmo que nos é interdito aceitar a entrada em vigor de um cessar-fogo imediato" (ministro da Defesa israelita, Amir Peretz, dixit).

Helloooooooo contradição anyone? Isto está ao nível de consertar um divórcio com uma bela sessão de pancadaria... pelo bem do casal. E, já agora, bater nos filhos.

Se o Alberto João Jardim raptasse, let's say, 2 turistas japoneses, e se o Japão resolvesse bombear o nosso paízeco todo por causa disso, queria ver como é que os anónimos se sentiriam. Ou se, pronto, achassem que o AJJ era um déspota e que estava cheínho de ogivas nucleares e então, tufas. Não me tentem dizer que iríamos ficar contentes por andar tudo a morrer à nossa volta.


(A única vantagem deste cenário é que sempre podíamos culpar desastres externos pelo desaparecimento da onda de Jardim do Mar, né.
Por falar nisso. Manel, u got mail.)
Fora de assunto nr 2 - eu tenho saudades dos posts de Jazz do Miguel.

 
At 10:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

^^ naturalmente que este anónimo é uma anónima chamada Lígia.

 
At 10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"É com certeza sol a mais na pinha que me faz esquecer quando e porquê começou a matança no Iraque. É que não foi hoje!"
Estás com toda a certeza a referir-te ao genocídio dos curdos perpetrado pelo Saddam! Ou será à guerra civil não declarada entre sunitas e xiitas!?
Quanto ao exemplo do Alberto João é digno de um aspirante a Vital Moreira.
rc

 
At 11:01 da manhã, Blogger Pedro Soares Lourenço said...

Eu sei que não tem nada a ver com o post mas...

Assim não!
Santos tem de sair e os blogues benfiquistas deveriam fazer pressão nesse sentido.

 
At 11:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quanto a esse assunto, vamos acreditar que tudo isto não passa de uma táctica do engenheiro para enganar os austríacos. Não passa de bluf. É maquiavélico e ao mesmo tempo brilhante. Quando os austríacos se aperceberem nem vão saber a quantas andam.
rc

 
At 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Atirar poeira para os olhos é sempre um recurso engraçado. É que se estás a falar da matança de ontem no Iraque ( ou se calhar estou a fazer uma grande confusão e esse link que aí puseste segue a tua linha de raciocínio não-era-bem-isso-que-queria-dizer-era-mais-aquilo), essa, mais uma e terrível como tantas outras, é consequência de uma guerra e de uma invasão (que "agora" se sabe ter tido pressupostos falsos), que só alguém perfeitamente ingénuo (ou ignorante) podia imaginar que não iria dar este tipo de problemas, incluíndo a guerra civil entre sunitas e xiitas - esses bárbaros. Quanto aos curdos, bom, se vamos por aí entramos na montanha russa, ou, neste caso, norte-americana, porque não nos podemos esquecer de quem eram os grandes aliados e fornecedores de armas ao regime de Saddam Hussein. Se calhar, até dá jeito esquecer.

 
At 2:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os problemas no Iraque são muito anteriores à intervenção americana. Quanto aos pressupostos que estiveram na base da mesma nem os vou discutir, pois a decisão de Bush em entrar novamente no Iraque foi um disparate completo. Isso não significa que feche os olhos ao terrorismo e aos seus verdadeiros objectivos. E que não saiba qual o lado que vou escolher caso seja obrigado a tal. Voltando a Israel, parece-me evidente que a discussão não chegará a lado nenhum enquanto os pressupostos da discussão forem controvertidos. Para mim é evidente que Israel tem de ser reconhecido enquanto Estado pelos países vizinhos e que tem o direito (diria até o dever) de se defender. Quanto a proporções, gostava ainda que me explicassem como é que é possível haver proporcionalidade numa guerra destas; numa guerra em que um dos lados se esconde entre os civis de onde aproveita para lançar os seus ataques; em que um dos lados insiste em recusar fazer evacuar os civis mesmo após os avisos dos ataques feitos com frequência. Enfim, presumo que a discordância como que acabei de escrever seja total, pelo que ficas com a tua e eu com a minha. Até já.
rc

 
At 2:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

finalmente animação... já estava a deseperar com este blog... vamos lá começar do principio, essas matanças dos curdos são na maior parte feito com as armas que os eua ofereceram a saddam para lutar contra o pais vizinho, o irão, os massacres que se ouvem e leem por todo o lado são todos consequencia do fanatismo de certas pessoas, umas por razões religiosas e outras por razões de poder e raça, o certo é que encontramos sempre as grandes potencias por trás dessas pessoas, querendo sempre mais poder...
sobre algo completamente diferente, acho que não é só o fernando que não
e treinador para o benfica mas o veiga tb não é dirigente para o benfica...mas vou esperar para ver se me engano quanto ao fernando, ao menos tem coração vermelho

 
At 3:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim, haja alguma concordância aqui. O Benfica é o maior!

 
At 3:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nisso não discordamos, mas enquanto os patos bravos do veiga e do vieira por lá andarem é difícil de reformar seja o que for.
rc

 
At 3:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ei o exemplo do a. jardim era meu, só fui pseudo anónima aí, mas nao tenho nada a ver com sol na pinha.

realmente mt, bombas bombas mas este post é que parece que foi bombástico, pôs tudo a explodir verborreicamente.

 
At 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que não se faz pela família
rc

 
At 10:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it 10 gx ring sharp tones

 
At 3:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. » »

 

Enviar um comentário

<< Home