sábado, janeiro 28, 2006

Reconhecimento de derrota?

Só acompanhado, e muito bem acompanhado!

O bloco de esquerda veio hoje reconhecer a derrota do “povo de esquerda”, as derrotas são difíceis de admitir e há dois derrotados nestas eleições claros, o PS de Mário Soares e o bloco de esquerda. Mário Soares não tinha alternativa, e já admitiu derrota com a “velha lição de democracia” para boi comer. Para o BE tudo é mais difícil de reconhecer e agora juntou-se aquele mito em Portugal para acompanhar o BE na sua derrota. O povo em Portugal é na sua maioria de esquerda…

Bem este mito que podia ter em determinada altura, uma mais politizada, com um diferente estilo de vida, e mais próxima de uma ditadura, um certo sentido, agora é um pouco vazia de sentido. Neste momento quando vejo nas televisões e leio nos jornais, os famosos comentaristas, alguns sociólogos, a dizerem que “sociologicamente” povo português é na sua maioria de esquerda, só me apetece subir pelas paredes! O que me irrita também é a tentativa demasiado abusada destes mesmo fazedores de opinião de fazer adivinhação, quase astrológica, sobre a movimentação do eleitorado.

Mas vamos por partes, é de desconfiar quando se diz, com uma certa leveza, que houve gente de “esquerda” que “é do PS” e votou Cavaco nestas eleições. Será que ninguém se apercebe que há um eleitorado de considerável número que não é de nada, e na melhor das hipóteses é do “contra algo”. Todas as malditas eleições se ouve falar de transferencia de votos, quando o PS ganha umas eleições é o eleitorado que “normalmente” vota PSD que apoiou tal dirigente do PS, logo a seguir numa qualquer eleição autárquica, o PS porque não está a correr muito bem a governação perde. É porque o eleitorado que normalmente vota PS que decidiu castigar o partido. É profundamente irritante! A vitória de Cavaco veio abanar as sólidas convicções daqueles que achavam que uma eleição presidencial podia ser ganha só por um candidato de esquerda… eu nem vou falar de Eanes, e do facto do homem ser muito pouco de esquerda, apesar do apoios, e que nesta história do presidente, a figura de um homem de direita ter de ser apoiada por partidos de esquerda para ganhar, dirigir imediatamente toda a responsabilidade à esquerda pela eleição, e não à figura. É estranho. Cavaco ganha porque é mais eficazmente apoiado pelos seus partidos, que calham de se apanhar numa situação de contra poder, a vitória, tal como as grandes maiorias legislativas, !COM MAIORIA NOS VOTOS! Que a direita teve foi natural. O que não é natural nestas eleições foi mesma a votação em Alegre, que já foi suficientemente discutida aqui mas que não deixa de aparecer como uma vontade de gente de esquerda de se libertar de aparelhos que já demonstraram anos após anos representarem tudo menos a esquerda.

O BE veio já admitir derrota em nome de toda a esquerda, mas devo dizer, sou de esquerda mas nem por isso fui derrotado. Daqui a cinco anos a luta continua, e quanto ao bloco e a Cavaco muito há ainda a discutir…

Miguel Bordalo