terça-feira, fevereiro 14, 2006

Far (south) West

Alberto João e o seu séquito são pródigos em surpresas. De vez em quando saltam da ilha assim umas notícias a roçar a imbecilidade, de tão caricatas que são. Infelizmente, asnos já não é o termo para definir esta gente, porque se a reputação é essa, a realidade dos factos permite poucos sorrisos. A conclusão lógica, é a de que é a mais profunda arbitrariedade que reina na ilha da Madeira. O já famoso déficit democrático, um clima de pressão e repressão, que se sente a vários níveis, é efectivo e real.
Depois daquele inacreditável pedido de atestado de sanidade mental a um deputado do Partido Socialista - que finalmente aparece organizado na Madeira - a semana passada, eis que esta semana, Alberto João Jardim, através da sua Junta de Turismo, expulsa Gonçalo Cadilhe da Casa do Artista. O escritor e cronista, que se encontrava na ilha ao abrigo de um incentivo do governo regional a criadores que escolham a ilha para desenvolver o seu trabalho, foi pura e simplesmente posto a andar da habitação que lhe fora facultada, depois do Diário de Notícias da Madeira ter publicado uma notícia em que era dado conta o seu afastamento temporário da casa, para que se pudesse lá realizar uma festa - aparentemente o aniversário do próprio Alberto João.
Provavelmente a pessoa mais pacata que conheço, Cadilhe vai ficar na Madeira, e vai acabar o seu trabalho, apesar de já ser persona non grata de Alberto João - eu já o admirava, e muito, agora com este novo estatuto, ainda mais, não é para todos conseguir irritar Jardim assim.
Este post lembra-me agora de quando fui à Madeira e de quantas situações absurdas vi naquela ilha (que ainda consegue ser) linda.
Por isso, este é um bom mote para uma sequência de posts futuros sobre a Madeira - sem esquecer o maior dos anti-Alberto João, o grande Vicente Jorge Silva - que aqui quero fazer em breve.

Manuel Castro

4 Comments:

At 3:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A minha ignorância vai ao ponto de não saber que há por aí uma pessoa mais anti-alberto do que eu!
Bom post, espero que muitos o sigam. Nâo devia estar postado no ondas também?

 
At 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

the bonnies exclusive.

 
At 12:24 da tarde, Blogger Pedro Arruda said...

absolutamente inacreditavel

até onde ira o Sr Alberto João

mas aproveito para deixar aqui o convite ao Gonçalo, se ele quiser mudar de ilha, tem casa em São Miguel sempre que quiser.

 
At 9:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

What a great site mac basketball tournament scores Dance lessons fort myers florida viagra spam Paula m. fisher attorney Bead netted jewelry Scott walking adventures walking and hiking vacations for Marin civic center fly fishing show

 

Enviar um comentário

<< Home