sábado, junho 17, 2006

A minha selecção

Antes do jogo com o Irão estou convencido, pelo que vi na última semana que realmente Scolari é o homem certo no lugar certo. Pessoalmente não gosto de fãs do Pinochet, nem gosto da arrogância como fala de vez em quando. Já fiz isto uma vez, para compreender Scolari pode-se comparar o treinador a Mourinho. Eles são a perfeita antítese um do outro, e de certa maneira conseguem os dois o mesmo tipo de sucesso.

Scolari é um treinador de fé, o maior exemplo disso é a inclusão de Pauleta em todos os jogos no Europeu 2004, Pauleta em má forma não marcou um único golo durante todo o torneio, mas Scolari acreditou que sim, e na final apostou novamente no açoriano a ponta de lança. Dizem os críticos de Scolari – exactamente por isso é que ele é mau e assim perdeu a final – pode ser que sim, que por isso tenha perdido a final, mas é por este tipo de situações que ele chegou lá, porque ao acreditar nos seus jogadores eles vão dar tudo por ele, vão lutar até ao fim como um grupo unido. A conversa do grupo não é de somenos importancia. Em competição só ganham duas equipes, as equipes das estrelas muito bem controladas e treinadas como as de Mourinho, que racionaliza tudo, cria até conflitos dentro dos seu próprio balneareo para moralizar determinado jogador, tudo de uma forma muito controlada, usa os seus homens de uma forma cínica e bem estudada, e existe a outra forma de ganhar, (e de que ao longo dos tempos tenho visto muito mais vitórias), do grupo, não é necessariamente a melhor equipe do campeonato em que se encontra, mas a forma vem do entendimento entre os jogadores e equipe técnica.

Assim Portugal defronta daqui a duas horas o Irão, espero que Portugal ganhe, mas mesmo se não ganhar já estou convencido dos benefícios que Scolari trouxe, Costinha e Figo deram o argumento final, e se Costinha tem grande razões para isso, Figo não tem nenhumas. Mas afinal se embirro um bocadinho com a personalidade de Scolari a única razão pela qual não a exploro mais é porque embirro muito mais com as pessoas que nas televisões e jornais o criticam. Isso é que é uma cambada de inúteis, mas não no bom sentido! (Por falar nisso, finalmente vou poder postar no ondas, não ia ser eu a tirar o texto do Pedro dali, uma das melhores coisas escritas sobre surf de sempre.)

Miguel Bordalo